domingo, 2 de dezembro de 2012

PAPAI NOEL ou PAPAI-NOEL?

Consideremos a frase logo abaixo, escrita corretamente quanto aos empregos do hífen e das iniciais maiúsculas e minúsculas:
 
A criança recebeu, na noite de Natal, um papai-noel do Papai Noel.
 
A primeira indagação a ser feita seria sobre a possibilidade de escrevermos o vocábulo em questão com ou sem hífen, bem como se seria possível o emprego de ambas as iniciais: maiúsculas e minúsculas.
 
Vamos às respostas.
 
Em se tratando do personagem folclórico natalino, devemos escrever Papai Noel (sem hífen e com as iniciais maiúsculas - neste caso por se tratar de um nome próprio, mesmo fictício, conforme recomenda o novo acordo ortográfico). O itálico, aqui, é mero destaque.
 
Já o vocábulo papai-noel (com hífen e com iniciais minúsculas) significa "presente de Natal", daí as diferenças do outro vocábulo acima mencionado.
 
Vale ressaltar que o segundo termo não é usado no dia a dia (muito menos na época apropriada), razão por que - acreditamos - praticamente nem é disseminado pelos mais diversos meios de comunicação.
 
Finalmente, cabe a observação de que o Volp registra papai-noel, mas não traz seu significado. Daí a necessidade de uma consulta a um renomado dicionário (como o Aurélio, que explica essa diferença).
 
.